terça-feira, 1 de dezembro de 2015

HIPERTROFIA MÁXIMA


O treino para hipertrofia máxima é muito mais do que simplesmente ir à academia,  levantar pesos com carga máxima e no final do treino tomar um suplemento de proteína.

Hipertrofia MáximaA hipertrofia está baseada em três fatores que devem compor o treinamento de forma equilibrada: volume, intensidade e frequência. Só assim você vai obter o máximo de uma sessão de treinos e construir o corpo desejado.  Quem já chegou lá sabe que não trata do “quanto se levanta, mas como levanta”. Assim, se quer fazer apenas duas séries, faça, mas faça bem feito. Se você quer chegar à hipertrofia máxima, precisa treinar como um fisiculturista e não como um halterofilista.
O volume de crescimento dos músculos, ou a hipertrofia, é diretamente proporcional ao estresse que o músculo sofre durante o treino, que nunca deve ser superior à capacidade do organismo de se recuperar, do contrário pode acontecer o overtraining. A intensidade dos exercícios e o tipo de contração correspondem à tensão intramuscular, assim como o número de repetições e o tempo de duração das séries correspondem ao tempo de tensão.
Para tirar o maior proveito dos exercícios, a intensidade da tensão intramusculardurante o exercício e o tempo em que o músculo alvo é colocado sob tensão, precisa estar em equilíbrio. Se você colocar muita carga irá gerar uma tensão muscular grande, mas a duração das séries será pequena. Do mesmo modo, se fizer muitas repetições, o tempo da série vai ser maior, mas a tensão intramuscular vai baixar muito, ocasionando desequilíbrio entre as variantes. Para obter o máximo de hipertrofia, a tensão intramuscular e o tempo de tensão precisam ser equilibrados.
Dessa forma, para chegar à hipertrofia máxima não adianta treinar com carga máxima, com 90% ou mais, nem mesmo realizar infinitas repetições, pois em nenhum desses casos o resultados vai ser o esperado. O melhor treino para a hipertrofia máxima é utilizando uma carga razoável e repetições intermediárias que estimulem ao máximo a resposta do desenvolvimento da massa muscular, gerando um período de tensão que varia de 30 a 60 segundos.
Para finalizar, vale salientar ainda que, sem uma dieta adequada, rica em proteínas, carboidratos e contendo também gorduras essenciais, nenhum treino é capaz de levar à hipertrofia máxima que é sempre resultado de treinos x alimentação x repouso, tudo na medida certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário